Qual o Movimento das Peças de Xadrez?
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos -> Você está aqui.
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos -> Você está aqui.
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
3.1 Não é permitido mover uma peça para uma casa já ocupada por peça da mesma cor.
- 3.1.1 Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça do oponente esta última é capturada e removida do tabuleiro como parte do mesmo movimento.
- 3.1.2 Diz-se que uma peça está atacando uma peça do oponente se a peça puder efetuar uma captura naquela casa de acordo com os Artigos 3.2 a 3.8.
- 3.1.3 Considera-se que uma peça ataca uma casa mesmo que esta peça esteja impedida de ser movida para esta casa porque deixaria ou colocaria o seu próprio rei sob ataque.
Movimento do Bispo no Xadrez
3.2 O bispo pode ser movido para qualquer casa ao longo da diagonal em que se encontra.
Movimento da Torre
3.3 A torre pode ser movida para qualquer casa ao longo da fileira ou coluna em que se encontra.
Movimento da Dama
3.4 A dama pode ser movida para qualquer casa ao longo da fileira, coluna ou diagonal em que se encontra.
3.5 Ao fazer esses movimentos, o bispo, torre ou dama não podem passar sobre nenhuma outra peça.
Movimento do Cavalo
3.6 O cavalo pode ser movido para uma das casas mais próximas a que ocupa que não esteja na mesma fileira, coluna ou diagonal
Movimento do Peão
3.7.1 O peão pode ser movido para uma casa que esteja imediatamente à sua frente ao longo da mesma coluna, desde que esta casa esteja desocupada; ou
3.7.2 o peão em seu primeiro lance pode ser movido conforme mencionado em 3.7.1 ou alternativamente pode avançar duas casas ao longo da mesma coluna, desde que ambas estejam desocupadas; ou
3.7.3 o peão pode ser movido para uma casa ocupada por uma peça do oponente diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.
3.7.2 o peão em seu primeiro lance pode ser movido conforme mencionado em 3.7.1 ou alternativamente pode avançar duas casas ao longo da mesma coluna, desde que ambas estejam desocupadas; ou
3.7.3 o peão pode ser movido para uma casa ocupada por uma peça do oponente diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.
En Passant: Entenda como funciona
3.7.4.1 O peão ocupando uma casa na mesma coluna adjacente ao peão do oponente que acaba de avançar duas casas num único lance vindo de sua casa original pode capturar este peão oponente como se tivesse sido movido apenas uma casa.
- 3.7.4.2 Esta captura somente é legal no lance seguinte deste avanço e é chamada de captura ‘en passant’.
3.7.5.1 Quando um jogador, tendo a vez de jogar, joga um peão para a fileira mais distante em relação à sua posição inicial, ele deve trocá-lo como parte de uma mesma jogada por uma dama, torre, bispo ou cavalo da mesma cor na referida casa de chegada. Esta é chamada a casa de 'promoção'.
- 3.7.5.2 A escolha do jogador não está restrita a peças anteriormente capturadas.
- 3.7.5.3 Esta troca de peão por outra peça é chamada 'promoção' e o efeito da nova peça é imediato.
Movimento do Rei
3.8 Há duas formas diferentes de mover o rei:
3.8.1 Movendo-o para uma casa vizinha
3.8.1 Movendo-o para uma casa vizinha
Movimento do Roque
3.8.2 ou ‘rocando’. Este é um lance de rei e uma das torres de mesma cor ao longo da primeira fileira do jogador, contando como um simples lance de rei e executado como segue: o rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre que está em sua casa original, em seguida a torre é transferida para a casa a que o rei acabou de atravessar.
3.8.2.1 Perde-se o direito ao roque:
3.9.2 Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha ou deixe o seu próprio rei em xeque.
3.10.1 Uma jogada é legal quando todos os requisitos relevantes dos Artigos 3.1 – 3.9 foram cumpridos.
3.10.2 Uma jogada é ilegal quando falha ao cumprir os requisitos relevantes dos Artigos 3.1 – 3.9.
3.10.3 Uma posição é ilegal quando não pode ser alcançada por qualquer série de lances legais.
- 3.8.2.1.1 Se o rei já foi movido, ou
- 3.8.2.1.2 com a torre que já foi movida
- 3.8.2.2.1 se a casa que o rei ocupa, ou a casa pela qual deve passar, ou ainda a casa a que passará a ocupar, estiver atacada por uma ou mais peças do oponente; ou
- 3.8.2.2.2 se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual o roque será efetuado.
3.9.2 Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha ou deixe o seu próprio rei em xeque.
3.10.1 Uma jogada é legal quando todos os requisitos relevantes dos Artigos 3.1 – 3.9 foram cumpridos.
3.10.2 Uma jogada é ilegal quando falha ao cumprir os requisitos relevantes dos Artigos 3.1 – 3.9.
3.10.3 Uma posição é ilegal quando não pode ser alcançada por qualquer série de lances legais.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos -> Você está aqui.
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos -> Você está aqui.
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário