ARTIGO 9: A PARTIDA EMPATADA
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate -> Você está aqui.
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate -> Você está aqui.
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
9.1.1 O regulamento técnico de um evento pode especificar que os jogadores não podem oferecer ou concordar com o empate em menos de um determinado número de lances ou de forma alguma, sem o consentimento do árbitro.
9.1.2 Entretanto, se o regulamento técnico do evento permitir empate de comum acordo deve ser aplicado:
9.1.2.1 O jogador que quiser propor empate deve fazê-lo depois de efetuar o lance no tabuleiro e antes de acionar o seu relógio. Uma oferta em qualquer outro momento durante a partida será válida, mas o artigo 11.5 deve ser considerado. Nenhuma condição pode ser incluída na proposta. Em ambos os casos a oferta não pode ser retirada e continua válida até que o oponente aceite, rejeite verbalmente, rejeite tocando uma peça com a intenção de movê-la ou captura-la, ou a partida termine de alguma outra forma.
9.1.2.2 A oferta de empate deve ser anotada pelos dois jogadores em suas planilhas com um símbolo (=).
9.1.2.3 Uma reclamação de empate com base nos Artigos 9.2 ou 9.3 deve ser considerada como uma oferta de empate.
9.2.1 A partida está empatada, após uma reclamação correta do jogador que tem a vez de jogar, quando a mesma posição por pelo menos três vezes (não necessariamente por repetição de lances):
9.2.1.1 está prestes a aparecer, se ele antes anota seu lance, que não pode ser mudado, na sua planilha e declara ao árbitro a sua intenção de fazer no tabuleiro o referido lance, ou
9.2.1.2 acaba de aparecer, e o jogador que reivindica o empate tem a vez de jogar.
9.2.2 As posições são consideradas idênticas somente se o mesmo jogador tiver a vez de jogar, peças do mesmo tipo e cor ocupam as mesmas casas, e as possibilidades de movimento de todas as peças dos dois jogadores são as mesmas. Portanto, as posições não são idênticas se:
9.2.2.1 no início da sequência, um peão pudesse ter sido capturado ‘en passant’
9.2.2.2 o rei tinha direito a roque com a torre ainda não movida, mas perdeu o direito de rocar após ser movido. O direito de rocar somente é perdido depois que rei ou torre foi movido.
9.3 A partida está empatada, por uma correta reclamação de um jogador com a vez de jogar, se:
9.3.1 anota seu lance, que não pode ser mudado, em sua planilha, e declara ao árbitro a intenção de executar seu lance, que resultará em 50 lances feitos por cada jogador sem o movimento de qualquer peão e qualquer captura, ou
9.3.2 os últimos 50 lances foram completados pelos dois jogadores sem o movimento de qualquer peão ou qualquer captura.
9.4 Se o jogador toca numa peça conforme Artigo 4.3, ele perde o direito a reivindicar empate, com base nos Artigos 9.2 ou 9.3 nesse lance.
9.5.1 Se o jogador reclama um empate com base nos Artigos 9.2 e 9.3, ele ou o árbitro deve parar o relógio. (Veja Artigos 6.12.1 ou 6.12.2). Não lhe é permitido retirar sua reclamação.
9.5.2 Se a reclamação for considerada correta, a partida estará imediatamente empatada.
9.5.3 Se a reclamação for considerada incorreta, o árbitro deve adicionar dois minutos ao tempo de reflexão restante do oponente. Em seguida a partida deve continuar. Se a reclamação for feita com base em um lance pretendido, este lance deve ser feito de acordo com Artigos 3 e 4.
9.6 Se uma ou ambas das hipóteses abaixo ocorrer (em) então a partida está empatada:
9.6.1 a mesma posição apareceu, conforme em 9.2.2 pelo menos por cinco vezes.
9.6.2 qualquer série de pelo menos 75 lances tenha sido feita pelos dois jogadores sem qualquer movimento de peão e qualquer captura. Se o último lance for xeque-mate, prevalecerá o xeque-mate.
9.1.2 Entretanto, se o regulamento técnico do evento permitir empate de comum acordo deve ser aplicado:
9.1.2.1 O jogador que quiser propor empate deve fazê-lo depois de efetuar o lance no tabuleiro e antes de acionar o seu relógio. Uma oferta em qualquer outro momento durante a partida será válida, mas o artigo 11.5 deve ser considerado. Nenhuma condição pode ser incluída na proposta. Em ambos os casos a oferta não pode ser retirada e continua válida até que o oponente aceite, rejeite verbalmente, rejeite tocando uma peça com a intenção de movê-la ou captura-la, ou a partida termine de alguma outra forma.
9.1.2.2 A oferta de empate deve ser anotada pelos dois jogadores em suas planilhas com um símbolo (=).
9.1.2.3 Uma reclamação de empate com base nos Artigos 9.2 ou 9.3 deve ser considerada como uma oferta de empate.
9.2.1 A partida está empatada, após uma reclamação correta do jogador que tem a vez de jogar, quando a mesma posição por pelo menos três vezes (não necessariamente por repetição de lances):
9.2.1.1 está prestes a aparecer, se ele antes anota seu lance, que não pode ser mudado, na sua planilha e declara ao árbitro a sua intenção de fazer no tabuleiro o referido lance, ou
9.2.1.2 acaba de aparecer, e o jogador que reivindica o empate tem a vez de jogar.
9.2.2 As posições são consideradas idênticas somente se o mesmo jogador tiver a vez de jogar, peças do mesmo tipo e cor ocupam as mesmas casas, e as possibilidades de movimento de todas as peças dos dois jogadores são as mesmas. Portanto, as posições não são idênticas se:
9.2.2.1 no início da sequência, um peão pudesse ter sido capturado ‘en passant’
9.2.2.2 o rei tinha direito a roque com a torre ainda não movida, mas perdeu o direito de rocar após ser movido. O direito de rocar somente é perdido depois que rei ou torre foi movido.
9.3 A partida está empatada, por uma correta reclamação de um jogador com a vez de jogar, se:
9.3.1 anota seu lance, que não pode ser mudado, em sua planilha, e declara ao árbitro a intenção de executar seu lance, que resultará em 50 lances feitos por cada jogador sem o movimento de qualquer peão e qualquer captura, ou
9.3.2 os últimos 50 lances foram completados pelos dois jogadores sem o movimento de qualquer peão ou qualquer captura.
9.4 Se o jogador toca numa peça conforme Artigo 4.3, ele perde o direito a reivindicar empate, com base nos Artigos 9.2 ou 9.3 nesse lance.
9.5.1 Se o jogador reclama um empate com base nos Artigos 9.2 e 9.3, ele ou o árbitro deve parar o relógio. (Veja Artigos 6.12.1 ou 6.12.2). Não lhe é permitido retirar sua reclamação.
9.5.2 Se a reclamação for considerada correta, a partida estará imediatamente empatada.
9.5.3 Se a reclamação for considerada incorreta, o árbitro deve adicionar dois minutos ao tempo de reflexão restante do oponente. Em seguida a partida deve continuar. Se a reclamação for feita com base em um lance pretendido, este lance deve ser feito de acordo com Artigos 3 e 4.
9.6 Se uma ou ambas das hipóteses abaixo ocorrer (em) então a partida está empatada:
9.6.1 a mesma posição apareceu, conforme em 9.2.2 pelo menos por cinco vezes.
9.6.2 qualquer série de pelo menos 75 lances tenha sido feita pelos dois jogadores sem qualquer movimento de peão e qualquer captura. Se o último lance for xeque-mate, prevalecerá o xeque-mate.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate -> Você está aqui.
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate -> Você está aqui.
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
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18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
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