DIRETRIZES I. PARTIDAS ADIADAS
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas -> Você está aqui.
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas -> Você está aqui.
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
I.1.1 Se uma partida não termina até o fim do tempo prescrito para o jogo, o árbitro deve exigir ao jogador que tem vez de jogar, ‘selar’ o próximo lance. O jogador deve anotar seu lance na planilha em anotação não ambígua, colocar sua planilha e a do oponente num envelope, lacrá-lo, e somente após isso parar o relógio de xadrez. Enquanto não parar o relógio de xadrez, o jogador mantém o direito de mudar o seu lance secreto. Se, após ser informado pelo árbitro para selar seu lance, o jogador fizer um lance no tabuleiro, deve anotá-lo em sua planilha como seu lance secreto.
I.1.2 O jogador que tem a vez de jogar, que quiser suspender a partida antes do final da sessão de jogo, será considerado pelo árbitro, como tendo utilizado todo o tempo que falta para o término da sessão.
I.2. Os seguintes dados devem ser indicados no envelope:
I.2.1 os nomes dos jogadores,
I.2.2 a posição imediatamente anterior ao lance secreto,
I.2.3 os tempos utilizados por cada jogador,
I.2.4 o nome do jogador que fez o lance secreto,
I.2.5 o número do lance secreto,
I.2.6 a oferta de empate, se feita antes da suspensão da partida,
I.2.7 a data, hora e o local de reinício da partida.
I.3. O árbitro deve verificar a exatidão das informações contidas no envelope e é responsável pela custódia do mesmo.
I.4. Se o jogador propõe empate após o oponente fazer o lance secreto, a proposta permanece válida até que o jogador a aceite ou a rejeite, conforme o Artigo 9.1.
I.5. Antes do reinício da partida, a posição imediatamente anterior ao lance secreto deve ser colocada no tabu leiro, e deve ser indicado nos relógios o tempo utilizado por cada jogador, quando a partida foi suspensa.
I.6. Se antes do reinício da partida, os jogadores empatam por comum acordo, ou um dos jogadores avisa ao árbitro que abandona, a partida está terminada.
I.7. O envelope deve ser aberto só quando o jogador que deve responder ao lance secreto estiver presente.
I.8. Exceto nos casos mencionados nos Artigos 5, 6.9 e 9.6 , a partida está perdida por um jogador cuja anotação do seu lance secreto:
I.8.1 seja ambígua, ou
I.8.2 foi escrito de uma forma que não seja possível estabelecer o seu verdadeiro significado, ou
I.8.3 seja ilegal
I.9. Se no momento acordado para o reinício da partida:
I.9.1 o jogador que tem de responder ao lance secreto estiver presente, o envelope é aberto, o lance secreto executado no tabuleiro e acionado seu relógio.
I.9.2 o jogador que tem de responder ao lance secreto não estiver presente, deve ser acionado seu relógio. Após a sua chegada, o jogador pode parar o seu relógio e chamar o árbitro. O envelope é aberto em seguida e o lance secreto executado no tabuleiro. Seu relógio é, então, acionado.
I.9.3 O jogador que fez o lance secreto não estiver presente, seu oponente tem o direito anotar seu lance na sua planilha, selar sua planilha num novo envelope, parar seu relógio e acionar o do oponente, ao invés de responder da maneira normal. Nesse caso, o novo envelope deve ficar sob a custódia do árbitro e aberto após a chegada do jogador ausente.
I.10. Qualquer jogador que chegue ao tabuleiro após o horário default deve perder a partida a menos que o árbitro decida de outra forma. Entretanto, se o lance secreto resultou na conclusão da partida, tal conclusão será homologada.
I.11. Se o regulamento técnico do evento especifica que o horário default não é zero, deve ser aplicado o seguinte: Se nenhum dos jogadores estiver presente inicialmente, o jogador que tem de responder ao lance secreto deve perder todo o tempo decorrido até a sua chegada, a menos que o regulamento técnico do evento especifique ou o árbitro decida de outra forma.
I.12.1 Se o envelope contendo o lance secreto tiver desaparecido, a partida deve ser reiniciada da posição adiada e com os tempos nos relógios colocados como no instante do adiamento. Se o tempo usado pelos jogadores não puder ser restabelecido, os relógios devem ser ajustados a critério do árbitro. O jogador que selou o lance secreto executa no tabuleiro o lance que afirma ser o ‘secreto’.
I.12.2 Se for impossível restabelecer-se a posição, a partida é anulada e uma nova partida deve ser disputada.
I.13. Se, no reinício da partida, o tempo utilizado for indicado incorretamente em qualquer dos relógios e se qualquer um dos jogadores aponta esse fato antes de fazer seu primeiro lance, o erro deve ser corrigido. Se o erro não for percebido, a partida deve continuar sem correção, a menos que o árbitro decida de outra forma.
I.14. A duração de cada sessão de partidas suspensas deve ser controlada pelo relógio do árbitro. O horário de reinício deve ser previamente anunciado.
I.1.2 O jogador que tem a vez de jogar, que quiser suspender a partida antes do final da sessão de jogo, será considerado pelo árbitro, como tendo utilizado todo o tempo que falta para o término da sessão.
I.2. Os seguintes dados devem ser indicados no envelope:
I.2.1 os nomes dos jogadores,
I.2.2 a posição imediatamente anterior ao lance secreto,
I.2.3 os tempos utilizados por cada jogador,
I.2.4 o nome do jogador que fez o lance secreto,
I.2.5 o número do lance secreto,
I.2.6 a oferta de empate, se feita antes da suspensão da partida,
I.2.7 a data, hora e o local de reinício da partida.
I.3. O árbitro deve verificar a exatidão das informações contidas no envelope e é responsável pela custódia do mesmo.
I.4. Se o jogador propõe empate após o oponente fazer o lance secreto, a proposta permanece válida até que o jogador a aceite ou a rejeite, conforme o Artigo 9.1.
I.5. Antes do reinício da partida, a posição imediatamente anterior ao lance secreto deve ser colocada no tabu leiro, e deve ser indicado nos relógios o tempo utilizado por cada jogador, quando a partida foi suspensa.
I.6. Se antes do reinício da partida, os jogadores empatam por comum acordo, ou um dos jogadores avisa ao árbitro que abandona, a partida está terminada.
I.7. O envelope deve ser aberto só quando o jogador que deve responder ao lance secreto estiver presente.
I.8. Exceto nos casos mencionados nos Artigos 5, 6.9 e 9.6 , a partida está perdida por um jogador cuja anotação do seu lance secreto:
I.8.1 seja ambígua, ou
I.8.2 foi escrito de uma forma que não seja possível estabelecer o seu verdadeiro significado, ou
I.8.3 seja ilegal
I.9. Se no momento acordado para o reinício da partida:
I.9.1 o jogador que tem de responder ao lance secreto estiver presente, o envelope é aberto, o lance secreto executado no tabuleiro e acionado seu relógio.
I.9.2 o jogador que tem de responder ao lance secreto não estiver presente, deve ser acionado seu relógio. Após a sua chegada, o jogador pode parar o seu relógio e chamar o árbitro. O envelope é aberto em seguida e o lance secreto executado no tabuleiro. Seu relógio é, então, acionado.
I.9.3 O jogador que fez o lance secreto não estiver presente, seu oponente tem o direito anotar seu lance na sua planilha, selar sua planilha num novo envelope, parar seu relógio e acionar o do oponente, ao invés de responder da maneira normal. Nesse caso, o novo envelope deve ficar sob a custódia do árbitro e aberto após a chegada do jogador ausente.
I.10. Qualquer jogador que chegue ao tabuleiro após o horário default deve perder a partida a menos que o árbitro decida de outra forma. Entretanto, se o lance secreto resultou na conclusão da partida, tal conclusão será homologada.
I.11. Se o regulamento técnico do evento especifica que o horário default não é zero, deve ser aplicado o seguinte: Se nenhum dos jogadores estiver presente inicialmente, o jogador que tem de responder ao lance secreto deve perder todo o tempo decorrido até a sua chegada, a menos que o regulamento técnico do evento especifique ou o árbitro decida de outra forma.
I.12.1 Se o envelope contendo o lance secreto tiver desaparecido, a partida deve ser reiniciada da posição adiada e com os tempos nos relógios colocados como no instante do adiamento. Se o tempo usado pelos jogadores não puder ser restabelecido, os relógios devem ser ajustados a critério do árbitro. O jogador que selou o lance secreto executa no tabuleiro o lance que afirma ser o ‘secreto’.
I.12.2 Se for impossível restabelecer-se a posição, a partida é anulada e uma nova partida deve ser disputada.
I.13. Se, no reinício da partida, o tempo utilizado for indicado incorretamente em qualquer dos relógios e se qualquer um dos jogadores aponta esse fato antes de fazer seu primeiro lance, o erro deve ser corrigido. Se o erro não for percebido, a partida deve continuar sem correção, a menos que o árbitro decida de outra forma.
I.14. A duração de cada sessão de partidas suspensas deve ser controlada pelo relógio do árbitro. O horário de reinício deve ser previamente anunciado.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas -> Você está aqui.
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas -> Você está aqui.
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário