ARTIGO 6: O RELÓGIO DE XADREZ
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio -> Você está aqui.
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio -> Você está aqui.
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
6.1 ‘Relógio de xadrez’ significa um relógio com dois mostradores de tempo, conectados entre si de tal modo que apenas um deles funciona de cada vez. ‘Relógio’ nas Leis do Xadrez significa um dos dois mostradores de tempo. Cada relógio tem uma seta. ‘Queda de seta’ significa o término do tempo estipulado para um jogador.
6.2.1 Durante a partida cada jogador, tendo feito seu lance no tabuleiro, deve acionar o relógio iniciando a contagem de tempo do relógio do seu oponente (isto significa dizer, ele deve acionar seu relógio). Isto 'completa' o lance. Um lance está também completo se: 6.2.1.1 o lance termina a partida (veja Artigos 5.1.1, 5.2.1, 5.2.2, 9.6.1 e 9.6.2), ou
6.2.2 Deve ser permitido a um jogador acionar seu relógio após fazer o seu lance mesmo depois que o seu oponente tiver feito o próximo lance. O tempo decorrido entre fazer o lance no tabuleiro e acionar o relógio é considerado como parte do tempo estipulado ao jogador.
6.2.3 O jogador deve acionar seu relógio com a mesma mão que executou seu lance. É proibido para um jogador manter o dedo no relógio ou pairar sobre ele.
6.2.4 Os jogadores devem manusear o relógio de xadrez adequadamente. É proibido acioná-lo com violência, levantá-lo, acionar o relógio antes de fazer o lance ou derrubá-lo. O uso inadequado do relógio deve ser penalizado de acordo com o estabelecido no Artigo 12.9.
6.2.5 Somente é permitido ajuste de peças no tabuleiro se efetuado pelo jogador cujo relógio estiver em funcionamento.
6.2.6 Se o jogador estiver incapacitado de usar o relógio, deve designar um assistente, que deve ser aceitável para o árbitro para executar esta tarefa. Seu relógio deve ser corretamente ajustado pelo árbitro de modo justo. Este ajuste do relógio não se aplica ao relógio de um jogador com uma deficiência.
6.3.1 Ao usar um relógio de xadrez, cada jogador deve completar um número mínimo de lances ou todos os lances, num determinado período de tempo inclusive o incremento após cada lance. Tudo isto deve ser previamente especificado.
6.3.2 O tempo poupado por um jogador durante um período é adicionado ao tempo disponível do próximo período, quando aplicável. No modo de espera de tempo ambos os jogadores recebem um determinado ‘tempo principal de reflexão’. Além disso, cada jogador também recebe um ‘tempo extra fixo’, após cada lance. A contagem regressiva do tempo principal somente começa depois de esgotado o tempo fixo extra. Desde que o jogador pare seu relógio antes de esgotado o ‘tempo extra fixo’, o ‘tempo principal’ não muda, independentemente da proporção do ‘tempo extra fixo’ usado.
6.4 Imediatamente após a queda de uma seta, os requisitos do Artigo 6.3.1 devem ser verificados.
6.5 Antes do início da partida o árbitro deve decidir onde o relógio de xadrez deve ser colocado.
6.6 Na hora determinada para o início da partida deve ser iniciado o relógio das Brancas.
6.7.1 O regulamento técnico de um evento deve especificar previamente um horário 'de tolerância para atraso'. Se não for especificado horário para atraso, então ele é igual a zero. Qualquer jogador que chegar atrasado, ou seja, após o horário de tolerância para atraso deve perder a partida a menos que o árbitro decida de outra forma.
6.7.2 Se o regulamento técnico de um evento especificar que o horário 'de tolerância para atraso' não é zero e se nenhum dos jogadores estiver presente, o jogador com as peças brancas deve perder todo o tempo decorrido antes de sua chegada, a menos que o regulamento técnico do evento especifique ou o árbitro decida de outra forma.
6.8 Uma seta é considerada caída quando o árbitro observa o fato ou quando um dos jogadores tiver feito uma reclamação válida nesse sentido.
6.9 Exceto onde se aplica uma das disposições contidas nos Artigos 5.1.1, 5.1.2, 5.2.1, 5.2.2, 5.2.3, perderá a partida o jogador que não completar, em seu tempo, o número prescrito de lances. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
6.10.1 Qualquer indício dado pelo relógio de xadrez será considerado conclusivo na ausência de um defeito evidente. Um relógio de xadrez com um defeito evidente deve ser substituído pelo árbitro, que deve valer-se de seu bom senso quando ajustar os tempos exibidos pelo relógio de xadrez substituído.
6.10.2 Se durante a partida constatar-se que a configuração de qualquer um ou ambos relógios estiver incorreta qualquer um dos jogadores ou o árbitro deve imediatamente parar o relógio de xadrez. O árbitro deve instalar a correta configuração, corrigindo os tempos e o contador de lances, se necessário. O árbitro deve valer-se de seu bom senso quando determinar a configuração dos relógios.
6.11.1 Se a partida precisa ser interrompida, o árbitro deve pausar o relógio de xadrez.
6.11.2 O jogador somente pode parar os relógios para procurar a ajuda do árbitro, por exemplo, por ocasião de uma promoção em andamento e a peça requerida não estiver disponível.
6.11.3 O árbitro deve decidir quando a partida será reiniciada.
6.11.4 Se o jogador parar o relógio de xadrez a fim de procurar assistência da arbitragem, o árbitro deve determinar se ele tem alguma razão válida para parar o relógio. Se for óbvio que não houve razão válida para parar o relógio de xadrez, o jogador deve ser penalizado de acordo com o Artigo 12.9.
6.12.1 São permitidos no salão de jogos, telas, monitores, ou tabuleiros murais mostrando a posição atual do tabuleiro, os lances e o número de lances feitos/completados, e relógios que também mostrem o número de lances.
6.12.2 O jogador não pode fazer qualquer reclamação com base apenas em informação exibida dessa forma.
6.2.1 Durante a partida cada jogador, tendo feito seu lance no tabuleiro, deve acionar o relógio iniciando a contagem de tempo do relógio do seu oponente (isto significa dizer, ele deve acionar seu relógio). Isto 'completa' o lance. Um lance está também completo se: 6.2.1.1 o lance termina a partida (veja Artigos 5.1.1, 5.2.1, 5.2.2, 9.6.1 e 9.6.2), ou
- 6.2.1.2 o jogador efetuou seu próximo lance, caso seu lance prévio não tenha sido completado.
6.2.2 Deve ser permitido a um jogador acionar seu relógio após fazer o seu lance mesmo depois que o seu oponente tiver feito o próximo lance. O tempo decorrido entre fazer o lance no tabuleiro e acionar o relógio é considerado como parte do tempo estipulado ao jogador.
6.2.3 O jogador deve acionar seu relógio com a mesma mão que executou seu lance. É proibido para um jogador manter o dedo no relógio ou pairar sobre ele.
6.2.4 Os jogadores devem manusear o relógio de xadrez adequadamente. É proibido acioná-lo com violência, levantá-lo, acionar o relógio antes de fazer o lance ou derrubá-lo. O uso inadequado do relógio deve ser penalizado de acordo com o estabelecido no Artigo 12.9.
6.2.5 Somente é permitido ajuste de peças no tabuleiro se efetuado pelo jogador cujo relógio estiver em funcionamento.
6.2.6 Se o jogador estiver incapacitado de usar o relógio, deve designar um assistente, que deve ser aceitável para o árbitro para executar esta tarefa. Seu relógio deve ser corretamente ajustado pelo árbitro de modo justo. Este ajuste do relógio não se aplica ao relógio de um jogador com uma deficiência.
6.3.1 Ao usar um relógio de xadrez, cada jogador deve completar um número mínimo de lances ou todos os lances, num determinado período de tempo inclusive o incremento após cada lance. Tudo isto deve ser previamente especificado.
6.3.2 O tempo poupado por um jogador durante um período é adicionado ao tempo disponível do próximo período, quando aplicável. No modo de espera de tempo ambos os jogadores recebem um determinado ‘tempo principal de reflexão’. Além disso, cada jogador também recebe um ‘tempo extra fixo’, após cada lance. A contagem regressiva do tempo principal somente começa depois de esgotado o tempo fixo extra. Desde que o jogador pare seu relógio antes de esgotado o ‘tempo extra fixo’, o ‘tempo principal’ não muda, independentemente da proporção do ‘tempo extra fixo’ usado.
6.4 Imediatamente após a queda de uma seta, os requisitos do Artigo 6.3.1 devem ser verificados.
6.5 Antes do início da partida o árbitro deve decidir onde o relógio de xadrez deve ser colocado.
6.6 Na hora determinada para o início da partida deve ser iniciado o relógio das Brancas.
6.7.1 O regulamento técnico de um evento deve especificar previamente um horário 'de tolerância para atraso'. Se não for especificado horário para atraso, então ele é igual a zero. Qualquer jogador que chegar atrasado, ou seja, após o horário de tolerância para atraso deve perder a partida a menos que o árbitro decida de outra forma.
6.7.2 Se o regulamento técnico de um evento especificar que o horário 'de tolerância para atraso' não é zero e se nenhum dos jogadores estiver presente, o jogador com as peças brancas deve perder todo o tempo decorrido antes de sua chegada, a menos que o regulamento técnico do evento especifique ou o árbitro decida de outra forma.
6.8 Uma seta é considerada caída quando o árbitro observa o fato ou quando um dos jogadores tiver feito uma reclamação válida nesse sentido.
6.9 Exceto onde se aplica uma das disposições contidas nos Artigos 5.1.1, 5.1.2, 5.2.1, 5.2.2, 5.2.3, perderá a partida o jogador que não completar, em seu tempo, o número prescrito de lances. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
6.10.1 Qualquer indício dado pelo relógio de xadrez será considerado conclusivo na ausência de um defeito evidente. Um relógio de xadrez com um defeito evidente deve ser substituído pelo árbitro, que deve valer-se de seu bom senso quando ajustar os tempos exibidos pelo relógio de xadrez substituído.
6.10.2 Se durante a partida constatar-se que a configuração de qualquer um ou ambos relógios estiver incorreta qualquer um dos jogadores ou o árbitro deve imediatamente parar o relógio de xadrez. O árbitro deve instalar a correta configuração, corrigindo os tempos e o contador de lances, se necessário. O árbitro deve valer-se de seu bom senso quando determinar a configuração dos relógios.
6.11.1 Se a partida precisa ser interrompida, o árbitro deve pausar o relógio de xadrez.
6.11.2 O jogador somente pode parar os relógios para procurar a ajuda do árbitro, por exemplo, por ocasião de uma promoção em andamento e a peça requerida não estiver disponível.
6.11.3 O árbitro deve decidir quando a partida será reiniciada.
6.11.4 Se o jogador parar o relógio de xadrez a fim de procurar assistência da arbitragem, o árbitro deve determinar se ele tem alguma razão válida para parar o relógio. Se for óbvio que não houve razão válida para parar o relógio de xadrez, o jogador deve ser penalizado de acordo com o Artigo 12.9.
6.12.1 São permitidos no salão de jogos, telas, monitores, ou tabuleiros murais mostrando a posição atual do tabuleiro, os lances e o número de lances feitos/completados, e relógios que também mostrem o número de lances.
6.12.2 O jogador não pode fazer qualquer reclamação com base apenas em informação exibida dessa forma.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio -> Você está aqui.
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio -> Você está aqui.
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário