Como Jogar Xadrez
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​DIRETRIZES III. PARTIDAS SEM INCREMENTO INCLUSIVE FINAL ACELERADO

GUIA: 

1 - Regras do Xadrez - Objetivos ​​
2 - Posição Inicial 
3 - Movimentos ​
4 - O Ato de Mover 
5 - O Término 
6 - O Relógio  
7 - Irregularidades ​
8 - O Registro 
9 - O Empate ​
10 - A Pontuação 
11 - A Conduta ​
12 - O Árbitro ​
13 - Xadrez Rápido 
14 - Xadrez Blitz 
15 - Notação Algébrica ​
16 - Xadrez para Cegos 
17 - Partidas Adiadas 
18 - Xadrez Randômico 
19 - Final Acelerado -> Você está aqui.
20 - Glossário
III.1 O ‘final acelerado’ é a fase do jogo em que todos os lances restantes devem ser completados num limite finito de tempo.

III.2.1 As diretrizes abaixo relativas ao final de partida, inclusive final acelerado, devem ser aplicadas em um evento se for anunciado antecipadamente.

III.2.2 Este Apêndice somente deve aplicar-se a partidas de xadrez standard e xadrez rápido sem incremento e não a partidas de BLZ.

III.3.1 Se ambas as setas caírem e for impossível determinar qual delas caiu primeiro então:

III.3.1.1 a partida deverá continuar se isso ocorre em qualquer período do jogo exceto no último período.

III.3.1.2 a partida está empatada se isso ocorre no período do jogo em que todos lances restantes devem ser completados.

III.4 Se o jogador, com a vez de jogar, tiver menos de dois minutos em seu relógio, pode reivindicar que um 'incremento' extra de 5 segundos seja introduzido para ambos os jogadores. Isto constitui a oferta de empate. Se a oferta for recusada, e o árbitro aceitar o pedido, os relógios são então ajustados com o tempo extra; o oponente será contemplado com 2 (dois) minutos de tempo extra e partida terá continuidade.

​III.5 Se o Artigo G4 não for aplicável e o jogador tiver menos de dois minutos em seu relógio, pode reivindicar um empate antes da queda de sua seta. Ele deve chamar o árbitro e pode parar o relógio de xadrez (veja Artigo 6.12.2 ). Pode reclamar baseado que o seu oponente não pode vencer por meios normais, e/ou que seu oponente não está fazendo esforço para vencer por meios normais.

III.5.1 Se o árbitro concordar que o oponente não está fazendo esforço para ganhar a partida, por meios normais, ou que não é possível o oponente vencer por meios normais, deve declarar a partida empatada. Caso contrário deve adiar sua decisão ou rejeitar a reivindicação.

III.5.2 Se o árbitro adia sua decisão, o oponente pode ser contemplado com dois minutos de tempo extra e a partida deve continuar se possível na presença do árbitro. O árbitro deve declarar o resultado final mais tarde na continuidade da partida ou logo que possível após a queda de seta de um dos jogadores. Deve declarar a partida empatada se concordar que o oponente do jogador cuja seta tiver caído não pode ganhar por meios normais, ou que ele não estava fazendo suficientes tentativas para vencer o jogo por meios normais.

III.5.3 Se o árbitro rejeitar a reclamação, o oponente deve ser contemplado com dois minutos de tempo extra.

III.6 As seguintes regras devem ser aplicadas quando a competição não for supervisionada por um árbitro:

III.6.1 O jogador pode reivindicar empate quando tiver menos de dois minutos em seu relógio e antes de sua seta cair. Isto determina o término da partida. Pode reivindicar com base em:

III.6.1.1 que o seu oponente não pode vencer por meios normais e/ou

III.6.1.2 que o seu oponente não está fazendo esforço para vencer por meios normais. Na hipótese

III.6.1.1 o jogador deve anotar a posição final e o adversário precisa verificá-la. Na hipótese

III.6.1.2 o jogador deve anotar a posição final e submetê-la em uma planilha atualizada. O oponente deve verificar ambas as planilhas e a posição final. III.

6.2 A reclamação deve ser encaminhada ao árbitro designado (cuja decisão será final).

​Tradução para a língua escrita no Brasil – AI Antonio Bento –
Texto oficial da Lei disponível no endereço abaixo http://www.fide.com/fide/handbook.html?id=207&view=article
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