ARTIGO 7: IRREGULARIDADES
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades -> Você está aqui.
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades -> Você está aqui.
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
7.1 Se uma irregularidade ocorre e deve ser restabelecida a posição anterior das peças, o árbitro deve usar o seu melhor julgamento para determinar os tempos a serem disponibilizados no relógio de xadrez. Isto inclui o direito de não mudar os tempos dos relógios. Se necessário, o árbitro deve ajustar o contador de lances do relógio.
7.2.1 Se durante uma partida descobrir-se que a posição inicial das peças estava incorreta, a partida deve ser anulada e uma nova partida deve ser jogada.
7.2.2 Se durante uma partida constatar-se que o tabuleiro foi colocado contrariando o Artigo 2.1, a partida deve continuar mas a posição alcançada deve ser transferida para um tabuleiro de xadrez corretamente colocado.
7.3 Se uma partida começou com cores invertidas, caso menos de 10 lances tenham sido feitos por ambos jogadores, ela deve ser interrompida e uma nova partida ser disputada com as cores corretas. Após 10 lances ou mais, deve continuar.
7.4.1 Se o jogador desloca uma ou mais peças, deve restabelecer a correta posição no seu próprio tempo.
7.4.2 Se necessário, o jogador ou o oponente pode parar o relógio de xadrez e pedir assistência do árbitro.
7.4.3 O árbitro pode penalizar o jogador que deslocou as peças.
7.5.1 Um lance ilegal está completado assim que o jogador acionar seu relógio. Se durante a partida, descobrir-se que um lance ilegal foi completado, a posição imediatamente anterior à irregularidade deve ser restabelecida. Se a posição imediatamente anterior à irregularidade não pode ser restabelecida, a partida deve continuar a partir da última posição identificável, anterior à irregularidade. Os Artigos 4.3 e 4.7 aplicam-se à jogada feita em substituição ao lance ilegal. A partida deve então continuar a partir desta posição restabelecida.
7.5.2 Se o jogador moveu um peão para a mais distante fileira, acionou o relógio, mas não substituiu o peão pela nova peça, o lance é ilegal. O peão deve ser substituído por uma dama de mesma cor do peão.
7.5.3 Após a adoção das ações descritas no Artigo 7.5.1 ou 7.5.2, para o primeiro lance ilegal completado por um jogador, o árbitro deve dar dois minutos extras ao seu oponente; para o segundo lance ilegal completado pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a partida perdida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
7.6 Se durante a partida descobrir-se que qualquer peça foi deslocada de sua casa correta, deve ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a posição anterior à irregularidade não pode ser determinada, a partida continua da última posição identificável antes da irregularidade. A partida então continua a partir desta posição restabelecida.
7.7.1 Se um jogador usa duas mãos para fazer um único lance (no caso de roque, captura ou promoção), deve ser considerado como um lance ilegal.
7.7.2 Para a primeira violação da regra 7.7.1, o árbitro deve dar dois minutos de tempo extra ao seu oponente; para a segunda violação da regra 7.7.1 pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a perda da partida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
7.8.1 Se o jogador aciona o relógio sem efetuar um lance, deve ser considerado como um lance ilegal.
7.8.2 Para a primeira violação da regra 7.8.1, o árbitro deve dar dois minutos de tempo extra ao oponente; para a segunda violação da regra 7.8.1 pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a perda da partida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
7.2.1 Se durante uma partida descobrir-se que a posição inicial das peças estava incorreta, a partida deve ser anulada e uma nova partida deve ser jogada.
7.2.2 Se durante uma partida constatar-se que o tabuleiro foi colocado contrariando o Artigo 2.1, a partida deve continuar mas a posição alcançada deve ser transferida para um tabuleiro de xadrez corretamente colocado.
7.3 Se uma partida começou com cores invertidas, caso menos de 10 lances tenham sido feitos por ambos jogadores, ela deve ser interrompida e uma nova partida ser disputada com as cores corretas. Após 10 lances ou mais, deve continuar.
7.4.1 Se o jogador desloca uma ou mais peças, deve restabelecer a correta posição no seu próprio tempo.
7.4.2 Se necessário, o jogador ou o oponente pode parar o relógio de xadrez e pedir assistência do árbitro.
7.4.3 O árbitro pode penalizar o jogador que deslocou as peças.
7.5.1 Um lance ilegal está completado assim que o jogador acionar seu relógio. Se durante a partida, descobrir-se que um lance ilegal foi completado, a posição imediatamente anterior à irregularidade deve ser restabelecida. Se a posição imediatamente anterior à irregularidade não pode ser restabelecida, a partida deve continuar a partir da última posição identificável, anterior à irregularidade. Os Artigos 4.3 e 4.7 aplicam-se à jogada feita em substituição ao lance ilegal. A partida deve então continuar a partir desta posição restabelecida.
7.5.2 Se o jogador moveu um peão para a mais distante fileira, acionou o relógio, mas não substituiu o peão pela nova peça, o lance é ilegal. O peão deve ser substituído por uma dama de mesma cor do peão.
7.5.3 Após a adoção das ações descritas no Artigo 7.5.1 ou 7.5.2, para o primeiro lance ilegal completado por um jogador, o árbitro deve dar dois minutos extras ao seu oponente; para o segundo lance ilegal completado pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a partida perdida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
7.6 Se durante a partida descobrir-se que qualquer peça foi deslocada de sua casa correta, deve ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a posição anterior à irregularidade não pode ser determinada, a partida continua da última posição identificável antes da irregularidade. A partida então continua a partir desta posição restabelecida.
7.7.1 Se um jogador usa duas mãos para fazer um único lance (no caso de roque, captura ou promoção), deve ser considerado como um lance ilegal.
7.7.2 Para a primeira violação da regra 7.7.1, o árbitro deve dar dois minutos de tempo extra ao seu oponente; para a segunda violação da regra 7.7.1 pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a perda da partida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
7.8.1 Se o jogador aciona o relógio sem efetuar um lance, deve ser considerado como um lance ilegal.
7.8.2 Para a primeira violação da regra 7.8.1, o árbitro deve dar dois minutos de tempo extra ao oponente; para a segunda violação da regra 7.8.1 pelo mesmo jogador, o árbitro deve declarar a perda da partida para este jogador. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do jogador por qualquer série possível de lances legais.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades -> Você está aqui.
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades -> Você está aqui.
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário