ARTIGO 8: O REGISTRO DOS LANCES
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro -> Você está aqui.
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro -> Você está aqui.
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
8.1.1 Durante a partida é requerido a cada jogador registrar na 'planilha' prescrita para a competição, em notação algébrica (Apêndice C), os próprios lances e os de seu oponente, de maneira correta, lance a lance, tão claro e legível quanto possível.
8.1.2 É proibido anotar os lances previamente, exceto se o jogador estiver reivindicando empate na forma dos Artigos 9.2, ou 9.3 ou adiando uma partida de acordo com o disposto nas Diretrizes I.1.1.
8.1.3 O jogador pode responder a um lance do seu oponente antes de anotá-lo, se assim desejar. Deve anotar seu lance anterior antes de fazer outro.
8.1.4 A planilha deve ser usada apenas para anotação dos lances, dos tempos dos relógios, oferta de empate, registros relacionados com uma reclamação e outros dados relevantes.
8.1.5 Ambos os jogadores devem anotar a oferta de empate na planilha com um símbolo (=).
8.1.6 Se um jogador estiver incapacitado de anotar, um assistente, que pode ser providenciado pelo jogador e que deve ser aceitável para o árbitro, anotará os lances. Seu relógio deve ser ajustado pelo árbitro de uma forma justa. Não é aplicável tal ajustamento de relógio para jogador com deficiência.
8.2 A planilha deve estar sempre visível para o árbitro durante toda a partida.
8.3 As planilhas são propriedade do organizador da competição.
8.4 Se o jogador tiver menos de cinco minutos em seu relógio em algum momento de um período da partida e não recebe tempo adicional de 30 segundos ou mais acrescentado após cada lance, então pelo tempo restante do período não está obrigado a cumprir os requisitos do Artigo 8.1.1.
8.5.1 Se nenhum dos jogadores estiver anotando, conforme Artigo 8.4, o árbitro ou o assistente deve se esforçar para estar presente e anotar os lances. Neste caso, imediatamente após a queda da seta, o árbitro deve parar o relógio de xadrez. Então ambos os jogadores devem atualizar suas planilhas, consultando a planilha do árbitro ou a do oponente.
8.5.2 Se apenas um jogador deixou de anotar conforme Artigo 8.4, ele deve, tão logo qualquer seta tenha caído, atualizar inteiramente sua planilha antes de mover uma peça no tabuleiro. Desde que seja a sua vez de fazer o lance, o jogador pode usar a planilha do oponente, mas deve devolvê-la antes de fazer um lance.
8.5.3 Se não houver planilha completa disponível, os jogadores devem reconstituir a partida num outro tabuleiro sob a supervisão do árbitro ou assistente. Antes do início da reconstituição, o árbitro deve anotar a posição atual da partida, os tempos, os relógios que estão em movimento, e o número de lances feitos/completados, se esta informação estiver disponível, antes que a reconstituição tenha início.
8.6 Se as planilhas não estiverem atualizadas mostrando que um jogador ultrapassou o limite de tempo, o próximo lance deve ser considerado como sendo o primeiro do próximo período de tempo, a menos que haja evidência de que mais lances foram feitos ou completados.
8.7 No momento da conclusão da partida, ambos os jogadores devem assinar ambas as planilhas, indicando o resultado da partida. Mesmo se incorreto este resultado permanece, a menos que o árbitro decida de outra forma.
8.1.2 É proibido anotar os lances previamente, exceto se o jogador estiver reivindicando empate na forma dos Artigos 9.2, ou 9.3 ou adiando uma partida de acordo com o disposto nas Diretrizes I.1.1.
8.1.3 O jogador pode responder a um lance do seu oponente antes de anotá-lo, se assim desejar. Deve anotar seu lance anterior antes de fazer outro.
8.1.4 A planilha deve ser usada apenas para anotação dos lances, dos tempos dos relógios, oferta de empate, registros relacionados com uma reclamação e outros dados relevantes.
8.1.5 Ambos os jogadores devem anotar a oferta de empate na planilha com um símbolo (=).
8.1.6 Se um jogador estiver incapacitado de anotar, um assistente, que pode ser providenciado pelo jogador e que deve ser aceitável para o árbitro, anotará os lances. Seu relógio deve ser ajustado pelo árbitro de uma forma justa. Não é aplicável tal ajustamento de relógio para jogador com deficiência.
8.2 A planilha deve estar sempre visível para o árbitro durante toda a partida.
8.3 As planilhas são propriedade do organizador da competição.
8.4 Se o jogador tiver menos de cinco minutos em seu relógio em algum momento de um período da partida e não recebe tempo adicional de 30 segundos ou mais acrescentado após cada lance, então pelo tempo restante do período não está obrigado a cumprir os requisitos do Artigo 8.1.1.
8.5.1 Se nenhum dos jogadores estiver anotando, conforme Artigo 8.4, o árbitro ou o assistente deve se esforçar para estar presente e anotar os lances. Neste caso, imediatamente após a queda da seta, o árbitro deve parar o relógio de xadrez. Então ambos os jogadores devem atualizar suas planilhas, consultando a planilha do árbitro ou a do oponente.
8.5.2 Se apenas um jogador deixou de anotar conforme Artigo 8.4, ele deve, tão logo qualquer seta tenha caído, atualizar inteiramente sua planilha antes de mover uma peça no tabuleiro. Desde que seja a sua vez de fazer o lance, o jogador pode usar a planilha do oponente, mas deve devolvê-la antes de fazer um lance.
8.5.3 Se não houver planilha completa disponível, os jogadores devem reconstituir a partida num outro tabuleiro sob a supervisão do árbitro ou assistente. Antes do início da reconstituição, o árbitro deve anotar a posição atual da partida, os tempos, os relógios que estão em movimento, e o número de lances feitos/completados, se esta informação estiver disponível, antes que a reconstituição tenha início.
8.6 Se as planilhas não estiverem atualizadas mostrando que um jogador ultrapassou o limite de tempo, o próximo lance deve ser considerado como sendo o primeiro do próximo período de tempo, a menos que haja evidência de que mais lances foram feitos ou completados.
8.7 No momento da conclusão da partida, ambos os jogadores devem assinar ambas as planilhas, indicando o resultado da partida. Mesmo se incorreto este resultado permanece, a menos que o árbitro decida de outra forma.
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1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro -> Você está aqui.
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro -> Você está aqui.
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário