ARTIGO 11: A CONDUTA DOS JOGADORES
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta -> Você está aqui.
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta -> Você está aqui.
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
11.1 Os jogadores não podem praticar nenhuma ação que redunde em má reputação ao jogo de xadrez.
11.2.1 O 'ambiente de jogo’ é composto pela área de jogo, banheiros, toalete, área de refeição leve, área reservada para fumantes e outros locais especificados pelo árbitro.
11.2.2 A área de jogo é o lugar onde são jogadas as partidas de uma competição.
11.2.3 Somente com permissão do árbitro pode:
11.2.3.1 um jogador deixar o ambiente de jogo,
11.2.3.2 o jogador com a vez de jogar deixar a área de jogo.
11.2.3.3 pessoa que não seja jogador ou árbitro ter acesso à área de jogo.
11.2.4 O regulamento técnico de um evento pode especificar que o oponente de um jogador que tem a vez de jogar deve se reportar ao árbitro quando deseje sair da área de jogo.
11.3.1 Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de qualquer anotação, fontes de informação ou conselhos, ou mesmo "analisar" qualquer partida em outro tabuleiro.
11.3.2.1 Durante a partida é proibido ao jogador portar no ambiente de jogo qualquer dispositivo eletrônico não especificamente aprovado pelo árbitro. Entretanto, o regulamento técnico do evento pode permitir que tais dispositivos sejam guardados nas bolsas dos jogadores, desde que completamente desligados. Esta bolsa deve ser guardada conforme instruções do árbitro. Ambos jogadores ficam proibidos de usar suas bolsas sem a permissão do árbitro.
11.3.2.2 Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para o ambiente de jogo deve perder a partida. O oponente deve vencer. O regulamento técnico de um evento pode especificar uma penalidade diferente, menos severa.
11.3.3 O árbitro pode exigir que o jogador permita que suas roupas, bolsas, outros itens ou corporal a sejam inspecionados, em revista privada. O árbitro ou pessoa - do mesmo gênero do jogador - autorizada pelo árbitro, deve revistar o jogador. Se um jogador recusar-se a cumprir estas obrigações, o árbitro deve tomar medidas de acordo com o disposto no Artigo 12.9.
11.3.4 Fumar, inclusive e-cigarro, somente é permitido na área do evento especificada pelo árbitro.
11.4 Jogadores que tiverem terminado suas partidas devem ser considerados como espectadores.
11.5 É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer forma. Isso inclui reclamações e ofertas de empate sem cabimento ou introdução de uma fonte de ruído na área de jogo.
11.6 Infrações a qualquer parte dos Artigos 11.1 - 11.5 devem ser punidas conforme previsto no Artigo 12.9.
11.7 A persistente recusa por parte de um jogador em cumprir as Leis do Xadrez deve ser punida com a perda da partida. O árbitro deve decidir o escore do oponente.
11.8 Se ambos jogadores forem considerados culpados de acordo com o Artigo 11.7, a partida deve ser declarada perdida para ambos.
11.9 O jogador deve ter o direito de solicitar ao árbitro explicação sobre pontos da Lei do Xadrez de que tenha dúvida.
11.10 Exceto se o regulamento técnico de um evento especificar de outra forma, um jogador pode apelar de qualquer decisão do árbitro, mesmo que ele tenha assinado a planilha (veja Artigo 8.7 ).
11.11 Os dois jogadores devem ajudar o árbitro em qualquer situação em que requeira reconstrução da partida, inclusive nas reclamações de empate.
11.12 Checar repetição de posição por três vezes ou regra dos 50 lances é tarefa dos jogadores, sob supervisão do árbitro.
11.2.1 O 'ambiente de jogo’ é composto pela área de jogo, banheiros, toalete, área de refeição leve, área reservada para fumantes e outros locais especificados pelo árbitro.
11.2.2 A área de jogo é o lugar onde são jogadas as partidas de uma competição.
11.2.3 Somente com permissão do árbitro pode:
11.2.3.1 um jogador deixar o ambiente de jogo,
11.2.3.2 o jogador com a vez de jogar deixar a área de jogo.
11.2.3.3 pessoa que não seja jogador ou árbitro ter acesso à área de jogo.
11.2.4 O regulamento técnico de um evento pode especificar que o oponente de um jogador que tem a vez de jogar deve se reportar ao árbitro quando deseje sair da área de jogo.
11.3.1 Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de qualquer anotação, fontes de informação ou conselhos, ou mesmo "analisar" qualquer partida em outro tabuleiro.
11.3.2.1 Durante a partida é proibido ao jogador portar no ambiente de jogo qualquer dispositivo eletrônico não especificamente aprovado pelo árbitro. Entretanto, o regulamento técnico do evento pode permitir que tais dispositivos sejam guardados nas bolsas dos jogadores, desde que completamente desligados. Esta bolsa deve ser guardada conforme instruções do árbitro. Ambos jogadores ficam proibidos de usar suas bolsas sem a permissão do árbitro.
11.3.2.2 Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para o ambiente de jogo deve perder a partida. O oponente deve vencer. O regulamento técnico de um evento pode especificar uma penalidade diferente, menos severa.
11.3.3 O árbitro pode exigir que o jogador permita que suas roupas, bolsas, outros itens ou corporal a sejam inspecionados, em revista privada. O árbitro ou pessoa - do mesmo gênero do jogador - autorizada pelo árbitro, deve revistar o jogador. Se um jogador recusar-se a cumprir estas obrigações, o árbitro deve tomar medidas de acordo com o disposto no Artigo 12.9.
11.3.4 Fumar, inclusive e-cigarro, somente é permitido na área do evento especificada pelo árbitro.
11.4 Jogadores que tiverem terminado suas partidas devem ser considerados como espectadores.
11.5 É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer forma. Isso inclui reclamações e ofertas de empate sem cabimento ou introdução de uma fonte de ruído na área de jogo.
11.6 Infrações a qualquer parte dos Artigos 11.1 - 11.5 devem ser punidas conforme previsto no Artigo 12.9.
11.7 A persistente recusa por parte de um jogador em cumprir as Leis do Xadrez deve ser punida com a perda da partida. O árbitro deve decidir o escore do oponente.
11.8 Se ambos jogadores forem considerados culpados de acordo com o Artigo 11.7, a partida deve ser declarada perdida para ambos.
11.9 O jogador deve ter o direito de solicitar ao árbitro explicação sobre pontos da Lei do Xadrez de que tenha dúvida.
11.10 Exceto se o regulamento técnico de um evento especificar de outra forma, um jogador pode apelar de qualquer decisão do árbitro, mesmo que ele tenha assinado a planilha (veja Artigo 8.7 ).
11.11 Os dois jogadores devem ajudar o árbitro em qualquer situação em que requeira reconstrução da partida, inclusive nas reclamações de empate.
11.12 Checar repetição de posição por três vezes ou regra dos 50 lances é tarefa dos jogadores, sob supervisão do árbitro.
GUIA:
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta -> Você está aqui.
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário
1 - Regras do Xadrez - Objetivos
2 - Posição Inicial
3 - Movimentos
4 - O Ato de Mover
5 - O Término
6 - O Relógio
7 - Irregularidades
8 - O Registro
9 - O Empate
10 - A Pontuação
11 - A Conduta -> Você está aqui.
12 - O Árbitro
13 - Xadrez Rápido
14 - Xadrez Blitz
15 - Notação Algébrica
16 - Xadrez para Cegos
17 - Partidas Adiadas
18 - Xadrez Randômico
19 - Final Acelerado
20 - Glossário